sexta-feira, 28 de maio de 2010

Polímeros Biodegradáveis



Um produto biodegradável deverá ter capacidade de se degradar em segurança por meios biológicos. Existe uma variedade considerável de polímeros biodegradáveis e estes podem ser classificados de acordo com a sua composição química, com o seu método de síntese, com o seu método de processamento, com a sua importância económica, com a sua aplicação.
Estes polímeros podem ser processados por métodos tradicionais e as suas propriedades mecânicas são comparáveis com as dos polímeros convencionais.
Em termos gerais, as suas principais aplicações são nas embalagens industriais e domésticas, em sacos, em fibras, em filmes para a agricultura, em catering e fast-food, em brinquedos, na medicina, em produtos de higiene e na cosmética.

Principais aplicações de polímeros biodegradáveis
De origem natural
- Polissacáridos
- Proteínas
- Lípidos
- Poliésteres
De origem mineral
- Poliésteres
- Poliálcoolvinílico

De Origem Animal
Os polissacáridos são polímeros de condensação formados por um elevado número de monossacáridos e a sua solubilidade na água é geralmente reduzida.
As proteínas são constituídas por longas cadeias poliméricas de sub-unidades ligadas entre si: os aminoácidos. Contêm átomos de carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto (algumas contêm também enxofre).



Lípidos
Os óleos das plantas e agordura animal são os principais àcidos gordos insaturados. Alguns desses óleos são bem conhecidos pelo público pelo seu uso em tintas, sabão, detergentes, cosméticos e em aplicações como lubrificantes.


O óleo das plantas tornou-se um recurso de matéria-prima para a produção de resinas que podem ser misturadas com fibras naturais de modo a dar resistência aos materiais.

Os poliésteres constituem a classe mais atractiva de polímeros biodegradáveis com uma vasta gama de propriedades e aplicações. Estes materiais podem ser degradados por ataque enzimático e por hidrólise.


O polihidroxialcanoato é um poliéster que pode ser sintetizado por várias bactérias. As baixas concentrações de carbono, nitrogénio e fósforo aumentam a produção e qualidade dos polímeros. Estes podem ser produzidos em diversos grades, desde produtos elásticos a cristalinos. São bons candidatos para misturas e são facilmente processados em equipamentos tradicionais.

Aplicações:
- Embalagem de cosméticos
- Implantes médicos (ortopédicos)
- Cirurgia cardiovascular
- Artigos de catering descartáveis
- Embalagens para agricultura
- Revestimentos de papel
- Garrafas
- Filme
- Componentes electrónicos
- Indústria automóvel
- Têxteis
- Adesivos e tintas


De Origem Mineral
Poliésteres alifáticos


O PGA é um termoplástico rígido com elevada cristalinidade (46%-50%). A sua temperatura de transição vítrea é 36ºC e a sua temperatura de fusão é 225ºC. Este polímero não é solúvel na maioria dos solventes orgânicos mas é altamente sensível à hidrólise. O PGA pode ser processado por extrusão, injecção ou por compressão.


Aplicações:
Aplicações médicas (suturas)

Sem comentários:

Enviar um comentário