quarta-feira, 26 de maio de 2010

POLÍMEROS: Materiais plásticos

O plástico é um dos materiais que pertence à família dos polímeros, e provavelmente o mais popular. Isto levanta uma série de perguntas...
• Onde encontramos plástico no nosso dia a dia?
• Por que este tipo de material é tão dominante nos nossos tempos?
• Por exemplo, por que há baldes em plástico e não de chapa metálica ou madeira, como antigamente?
Resposta: Baixo peso.
Para que carregar um pesado balde metálico se o plástico torna o balde leve e estável o suficiente para transportar água?

• Por que os fios eléctricos são revestidos de plástico e não mais de porcelana ou tecido isolante, como antigamente?
Resposta:
O revestimento plástico é mais flexível que a porcelana. Também é bem mais robusto e resistente às intempéries do que os tecidos. E tudo isso sem prejudicar o isolamento eléctricos que é absolutamente vital neste caso.

• Por que as geladeiras são revestidas internamente com plástico?
Resposta:
O plástico é robusto o suficiente e é um óptimo isolante térmico, exigindo menor esforço do compressor para manter os alimentos congelados.

• Por que o CD é feito de plástico?
Resposta:
O plástico utilizado neste caso – policarbonato (ou, abreviadamente, PC) - é tão transparente quanto o vidro, ao mesmo tempo que é mais leve e é bem menos frágil.

E, o que é mais importante, em todos os casos acima, o plástico apresenta custo bastante compensador em relação aos demais materiais. Este é um factor primordial para sua escolha!

Como nem tudo é perfeito no mundo, há algumas desvantagens inevitáveis decorrentes do uso do plástico:
• Materiais plásticos permitem menos abusos – principalmente em termos de exposição ao calor.
• A reciclagem do plástico pode ser problemática. Além de alguns problemas técnicos, que serão vistos mais adiante, a viabilidade económica fica comprometida justamente pelas principais vantagens de sua utilização: baixo preço e baixo peso! Por exemplo, latinhas de alumínio são bem mais atractivas para os captadores de lixo, pois o preço pago é muito maior.


- O QUE SÃO POLÍMEROS?
Polímeros são materiais compostos por macro moléculas. Essas macro moléculas são cadeias compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Os meros estão dispostos um após o outro, como pérolas num colar. Uma macro molécula assume formato muito semelhante ao de um cordão.
Logo, pode-se fazer uma analogia: as moléculas de um polímero estão dispostas de uma maneira muito semelhantes a um novelo de lã. É difícil extrair um fio de um modelo de lã. Também é difícil remover uma molécula de uma porção de plástico, pois as cadeias “seguram-se” entre si.
Por exemplo, o polietileno (ou, abreviadamente, PE) - plástico extremamente comum usado, por exemplo, em saquinhos de leite - é composto pela repetição de milhares de unidades da molécula básica do etileno (ou eteno):

Onde normalmente é superior a 10.000. Ou seja, uma molécula de polietileno é constituída da repetição de 10.000 ou mais unidades de etileno.
O parâmetro n é definido como sendo o Grau de Polimerização do polímero, ou seja, o número de meros que constitui a macro-molécula.

Sem comentários:

Enviar um comentário