quarta-feira, 26 de maio de 2010

Polímeros naturais

Na constituição de um polímero existem as seguintes partículas, proteína, glícidos, lípidos, ácidos nucleícos ou moléculas deles obtidas por hidrólise.
Os polímeros podem ser considerados como um agregado de pequenas moléculas, designadas monómeros ligando-se entre si, formando macromoleculas, estes dividem-se em dois grupos polímeros sintéticos e naturais, e dentro dos naturais existem duas subcategorias, nomeadamente polímeros de adição e condensação.

Alguns exemplos de polímeros naturais, que frequentemente podemos encontrar no nosso dia-a-dia são: por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São úteis no fabrico de diversos materiais como papel, pneus, etc.
A celulose é classificada como um polissacarideo, é frequente a sua presença nas paredes celulares das plantas, nos homens representa a fibra dietética em combinação com a linguina com hemicelulose e pectina.


Dentro deste grupo, podemos considerar um polímero bastante importante no nosso quotidiano, ou seja as proteínas, que na sua constituição molecular apresenta cerca dos 20 alfa-aminoácidos principais, compostos quaternários constituídos pelos elementos C, H, O e N.

Sem comentários:

Enviar um comentário