sexta-feira, 28 de maio de 2010

Proteínas




As proteínas são polímeros naturais de aminoácidos condensados, formando cadeias polipeptidicas muito longas onde se dispõem no espaço de modos característicos. A insucina é uma proteína relativamente pequena, tendo cinquenta e um aminoácidos condensados na cadeia.
A hemoglobina humana já é constituída por quatro cadeias, duas com cento e quarenta e um aminoácidos cada e outras duas com cento e quarenta e seis.
Em cada proteína a sequencia de aminoácidos é sempre semelhante, apesar de existir um numero muito grande de possíveis combinações!
As cadeias polipeptidicas de aminoácidos estão enroladas com uma forma de hélice ou ligadas lateralmente a outras cadeias originando folhas.
As forças intermoleculares responsáveis por estes arranjos conformacionais são maioritariamente as ligações de hidrogénio entre os grupos carbonilo, C=O, e os hidrogénios dos grupos amino, NH.
As cadeias polipepetidicas, em hélice ou em folha, encontranm-se também combinadas com outras hélices e folhas de forma bastante bem definida para cada tipo de proteína. Na queratina, a proteína da lã, das unhas e do cabelo, as hélices estabelecem super-hélices. As fibras que se formaram a partir da queratia são elásticas porque existe uma possibilidade de ocorrer algum enrolamento das hélices quando solicitadas mecanicamente.
Na seda, a friboina é composta por cadeias dispostas em folha, sendo mais difícil fazê-las deslocar e daí apresentar uma menor elasticidade em comparação à Lã. A queratina e fibroina são proteínas fibrosas; proteínas, como a hemoglobina, a mioglobina e a insulina, são globulares, ou seja, as cadeias polipeptidicas apresentam-se dispostas em hélice e em folha, originado novelos e grupos de novelos, podendo estes originar certos grupos especiais não proteicos, grupos prosteticos, como se verifica na hemoglobina, presente no sangue, e a mioglobina, presente nos músculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário